domingo, 20 de abril de 2008

Carmen Miranda

CARMEN MIRANDA

O busto de Carmen Miranda, trajando uma fantasia de baiana, envolta por colares e com um turbante tutti-fruti, foi inaugurado em 20 de setembro de 1960, no Largo da Carioca. A iniciativa foi da loja de discos e música chamada o Rei da Voz, de propriedade de Abraão Medina. Em entrevista telefônica realizada com o Sr. Abraão Medina, fui esclarecida que o local fora escolhido por haver ali um ponto de bonde que, por causa do seu formato, era conhecido como tabuleiro da baiana. Foi interpretando uma canção de Dorival Caymmi com este título e outras marchinhas de carnaval que Carmen Miranda conquistou o coração dos brasileiros.
Dentre todas as mulheres de bronze, Carmen Miranda foi a mais conhecida e ainda hoje é cultuada. Não é por acaso que o seu busto foi colocado no meio do burburinho da cidade.
A dimensão popular de Carmen Miranda é indiscutível, mas nem por isto ela deixou de ser criticada com rigor durante a sua vida e depois de sua morte. Trazida para o Brasil com apenas um ano de idade, pois nasceu em Portugal no dia 9 de fevereiro de 1909, Carmen pertencia a uma família de poucos recursos, o que a levou a trabalhar como chapeleira aos quinze anos de idade. Costumava nesta época cantar com as irmãs na pensão em que vivia com a mãe, freqüentada por muitos músicos. Um deles , Josué de Barros convidou-a para participar de uma festa beneficente no Instituto Nacional de Música. Após esta apresentação foi convidada para se apresentar na Rádio Sociedade, onde cantava sempre as composições de Josué de Barros. O primeiro sucesso veio com Taí, música feita por Joubert de Carvalho só para ela. A partir daí, cantava sempre sambas inéditos de vários compositores, entre eles Ary Barroso, Assis Valente e Dorival Caymmi, este revelado pela cantora. Esta primeira fase da sua vida foi posteriormente considerada a melhor. Vejamos porquê.

Na década de 40, Carmen Miranda é convidada pelos estúdios de Hollywood para filmar musicais. Nesta época, a cantora cria a visualidade tropical e exótica que marcará sua imagem até os dias de hoje. Transformada concomitantemente pelo cinema americano num fenômeno de massas e na primeira divulgadora internacional da cultura brasileira, Carmen Miranda era o Brasil das bananas e balangandãs. Na sua época, era inconcebível que uma mulher chamasse atenção travestida numa fantasia tropicaliente, com trejeitos exagerados, e que ainda por cima fosse considerada a porta-voz do país.
As críticas iriam desde a sua maneira de se comportar americanizada, o que levaria o público a recebê-la com frieza numa apresentação no Cassino da Urca em 1945, até ao fato de que com todo o exagero visual ela não podia mais cantar bem. Sabendo da recepção a Carmen nesta apresentação, Luiz Peixoto grande compositor carioca, fez Disseram que eu voltei americanizada, ridicularizando a crítica musical carioca. Mais tarde, a Bossa Nova diria que Carmen Miranda não teria voltado americanizada o suficiente, não tendo podido desencadear as transformações que a Bossa Nova iriam realizar.

Apesar do sucesso, a morte precoce de Carmen Miranda no dia cinco de agosto de 1955, não deu tempo para que ela fosse tratada, merecidamente, como referência essencial para a cultura musical brasileira. Sua glória era a glória conferida pelo povo e não pela crítica. O busto instalado no coração absoluto da cidade é uma das evidências deste fato.

Com a reforma do Largo da Carioca, na década de setenta, o busto foi transferido para o depósito da Fundação Parques e Jardins e posteriormente colocado na Rua Carmen Miranda, na Ilha do Governador. Apesar de ir morar em um bairro tão longe, o busto de Carmem Miranda ainda é uma referência. Em entrevista no programa Jô Soares, o travesti Isabellita dos Patins afirmou que o monumento principal de sua vida era o busto de Carmen Miranda na Ilha do Governador. Ele via no busto a perfeita representação de uma mulher que foi o primeiro travesti, reconhecida, amada, adorada, uma mulher que atravessou todos os tempos.

Um comentário:

LuCapelo disse...

Olá! vocÊ tem a letra de "Dizem que voltei americanizada"? não consigo achar nada na net. Conhece algum site onde posso baixar músicas da Carmen?
Obrigada, Parabéns pelo blog e até!